Indicação nº 1188 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2025
Número
1188
Data de Apresentação
02/12/2025
Número do Protocolo
3271
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
02/12/2025
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Indica ao Executivo Municipal a criação de Campanha Informativa nos Comércios da Cidade e do "Dia D Orientação ao Comércio", com foco na comunicação, prevenção de conflitos e fortalecimento da política de abordagem e acolhimento à população em situação de Rua no Município de Congonhas, adotando as medidas descritas a seguir:
1)Implemente, campanha de conscientização distribuindo cartazes informativos para afixação em comércios, bares, restaurantes, padarias, farmácias, supermercados e demais Estabelecimentos, contendo informações claras sobre; a) como funciona o atendimento à população em situação de rua no Município,b) números de telefone e canais de contato da equipe de abordagem social, c) orientações sobre o fluxo de acolhimento, d) direitos e deveres,
e) como o comerciante pode agir corretamente em situações de conflito, risco ou vulnerabilidade.
1)Implemente, campanha de conscientização distribuindo cartazes informativos para afixação em comércios, bares, restaurantes, padarias, farmácias, supermercados e demais Estabelecimentos, contendo informações claras sobre; a) como funciona o atendimento à população em situação de rua no Município,b) números de telefone e canais de contato da equipe de abordagem social, c) orientações sobre o fluxo de acolhimento, d) direitos e deveres,
e) como o comerciante pode agir corretamente em situações de conflito, risco ou vulnerabilidade.
Indexação
2) A criação do Dia "D", um dia anual ou semestral no qual equipes especializadas da Assistência Social e Saúde Mental realizarão visitas presenciais aos comércios, especialmente nas áreas de maior fluxo, como:
a) Região da Rodoviária,
b) Centro da cidade,
c) Áreas turísticas,
d) Corredores comerciais.
As equipes deverão:
a) orientar comerciantes e funcionários,
b) explicar como funciona a abordagem social;
c) esclarecer dúvidas;
d) ouvir relatos;
e) apresentar protocolos de convivência e segurança
f) reforçar o papel humanizado do acolhimento,
g) fortalecer a relação entre comércio e rede de assistência
a) Região da Rodoviária,
b) Centro da cidade,
c) Áreas turísticas,
d) Corredores comerciais.
As equipes deverão:
a) orientar comerciantes e funcionários,
b) explicar como funciona a abordagem social;
c) esclarecer dúvidas;
d) ouvir relatos;
e) apresentar protocolos de convivência e segurança
f) reforçar o papel humanizado do acolhimento,
g) fortalecer a relação entre comércio e rede de assistência
Observação